Páginas

terça-feira, 14 de agosto de 2012

A PLS 518/2009, do Senador Cristovam Buarque


A PLS 518/2009, de autoria do Senador Cristovam Buarque (PDT/DF), altera a Lei nº 10.683, de 28 de maio de 2003, para transformar o Ministério da Educação em Ministério da Educação de Base.

Nas palavras do Senador,  a educação básica encontra-se relegada a segundo plano na estrutura organizacional do governo federal.

E o parecer aprovado pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado  aponta ainda que “o MEC concentra hoje todas as competências relativas à educação, tanto de nível básico quanto superior. Contudo, o poder político, a capacidade de organização, a visibilidade e a proximidade com a elite do segmento voltado ao ensino superior fazem com que o MEC concentre sua atenção e seus recursos nessa área, em detrimento do conjunto da educação básica”. 

Eu, autor desse blog, concordo com o senador e com a comissão supracitada. Penso que somente federalizando a educação de base e criando uma carreira nacional do magistério é que o Brasil terá futuro. A longo prazo, mas terá futuro.

Para se ter uma ideia sobre a situação da educação no Brasil é aconselhável assistir este vídeo, em que Cristovam Buarque defende a federalização da educação de base e chama a atenção dos gastos investidos na Copa do Mundo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário